Qual Idioma para os Processos Seletivos de TI em Portugal?
Que o Português é a língua oficial de Portugal não é novidade para ninguém. Agora na área da Tecnologia da Informação é possível trabalhar somente com o Português?
Eu sou a favor que tudo é possível, então por parte da minha positividade tendo a dizer que sim, é possível.
Agora sou bem realista, logo digo que seria muito difícil, mas bem complicado mesmo.
Para exemplificar, busquei por vagas no Linkedin para um perfil de Infra e vou compartilhar o job description das vagas.
Primeira vaga: IT Systems Administrator
No próprio job description já pede o inglês, não tem nem muito o que falar.
Segunda vaga é: Junior Network Engineer
Aqui gostaria de ressaltar que a vaga é para junior e como podem verificar o job description é todo em inglês e o CV é solicitado em inglês.
Podem se perguntar: Qual o motivo dessa exigência?
O que pude percebe até o momento é que o mercado português não se restringi somente a Portugal até por que se realizarmos uma comparação do estado de São Paulo¹ com Portugal² iriamos verificar que o estado de São Paulo é 2,5x maior que Portugal, aproximadamente. Quando realizamos a comparação com a população do estado de São Paulo com a de Portugal verifica-se que São Paulo tem uma população 4X maior, essas comparações são meio grotescas, pois deixam de levar vários dados em consideração, mas recorri as mesmas por deixar mais palpável o dimensionamento.
Portugal, com seu mercado pequeno, recorre ao mercado de toda a Europa, tendo como grandes parceiros Espanha e França.
Considerando a diversidade de línguas que há na Europa, a língua que consegue conectar todos e permitir a comunicação é o inglês.
Diferente do Brasil que candidatos são contratados “dizendo” que sabem inglês e quando tem um ticket na Microsoft desaparecem, aqui em Portugal não tem como, pois na entrevista seu futuro gestor, líder ou manager vem conversar com você e muitas vezes ele é Frances ou Alemão, por exemplo.
Comigo houve um caso especial em que ao conversar com uma recrutadora, em inglês, ela ficou com dúvida a respeito no meu nível de inglês, então solicitou uma nova entrevista com outra recrutadora, uma indiana, que não entendia nada de Português, então por isso que sempre devemos ser o máximo sinceros em nosso CV.
Atualmente estou com nível A2 de inglês, de acordo com minha experiência e vivencia aqui percebi o nível aceitável para as vagas seria entre o B2, algumas o B1.
Em busca do novo
Estou praticando semanalmente inglês com o Cambly, ótima ferramenta, pois me coloca em contato com nativos em inglês das mais diversas áreas de atuação, logo consigo conversar com pessoas de TI que estão no Cambly.
Bibliografia: